abril 07, 2005

Aprendizagem

Porque é que eu não aprendo?!
Estudar menos... para passar exames (e o que é triste: com distinção!) não é preciso saber a matéria, muito menos entendê-la... seguir o procedimento protocolado:

1- não gastar fortunas em acetatos
2- gastar o dinheiro necessário, para comprar tão simplesmente os exames dos anos anteriores (e certificar que não vêm repetidos, ou que não vêm misturados com exames de outras cadeiras! - para quê gastar dinheiro?)
3- ler atentamente as perguntas e respostas dos exames, juntamente com a resposta que os colegas dos anos anteriores deram... em caso de dúvida consultar os livros que se compraram no início do ano e que ainda não se abriram.
4- durante o exame, sentar-se ao lado do colega mais marrão (mas que convém ser também amigo, ou fará o que marrões fazem: não partilha conhecimento!) para poder confirmar as respostas, ou mesmo perguntá-las caso os pontos anteriores não tiverem sortido efeito.
5- ter um 18, ter que ir defender a nota a oral, mas dizer que se está muito cansado e que se querem é férias, e que um valor nem é muito importante, como tal fica-se com o 17 (para não passar a vergonha de se revelar o verdadeiro método de estudo!)
6- formar-se e saber que mesmo que se quisesse não se podia seguir aquela especialidade, porque seria uma vergonha ser-se interno e não se perceber nada daquilo...

Nota: para os mais audazes (direi talvez desavergonhados mesmo) o item 6 não tem valor algum... há muitos internos que não percebem nada de nada e não é por isso que não deixam de o ser (internos isto é!)

As pessoas não criticam isto porque não sabem... para a próxima vez que ouvir alguém dizer mal de um médico porque o deixou à espera 30 minutos, ou porque quando foi à urgência porque tinha uma gripe ficou 6h à espera (sei que há casos piores que este... eu já o sofri na pele como doente, mas as grandes queixas são por coisas destas) conto-lhe esta historieta. Porque é importante saber criticar com propriedade, e não apenas por criticar (ora aí está outra coisa que também merece um guia de aprendizagem, para ver se se torna mais óbvio!)...

Sem comentários: