julho 29, 2005

Histórias de enfeitiçar eleitores

Era uma vez, numa república de bananas não muito longe daqui, uma família muito conhecida... desde a altura em que se cantava em jeito de protesto e as pessoas se reuniam em grupos clandestinos para discutir o estado da nação porque não podiam ser vistos a fazê-lo em público.

Esta família, composta pelo pai bulldog, pela mãe Florence Nightingale e pelo filho bulldog com problema de excesso de sudação (as más línguas chamavam-no, e chamam-no ainda possivelmente, de seboso), mexia muito com o destino da república das bananas... havia muito quem lhes chamasse os mais bananas de todas as bananas da república. O pai bulldog chegou a ser o chefe de estado da república, e mesmo depois disso, no avançar da sua idade e declínio das suas faculdades mentais, continuava a achar-se no direito de (e continuavam a pedir-lhe que o fizesse, por estranho que pareça) dar a sua opinião em assuntos de estado.

Um belo dia, a família bulldog resolveu comprar umas quintas a uns 200km da capital da república... na verdade uns descampados, sem valor de maior, onde resolveram criar galinhas... seria certamente um sonho de criança de cada um dos senhores bulldogs... como aliás é também o sonho de tanta boa gente: criar galinhas é a ambição de tantos de nós!

Anos mais tarde, um governo apadrinhado por essa mesma família bulldog, insiste na ideia estranha de fazer um aeroporto longe, muito longe da capital... "Ota hell! é extremamente necessário", como parte de um choque tecnológico, apregoa este governo... a família bulldog, como sempre opinativa, inicialmente dizia ser um disparate, mas actualmente já concorda com esta ideia. E estranhamente, este aeroporto ficará localizado no mapa na mesma região que as quintas de galinhas da família bulldog! Pobres coitados... terão que largar o seu sonho de criar galinhas, vender os seus terrenos por um valor multiplicado por 20!

Para a família bulldog eu dou este conselho, porque acredito que não devemos desistir dos nossos sonhos: comprem mais terrenos baldios atrás do sol posto, criem aí as vossas galinhas... elas estarão aí seguras, juntamente com o vosso sonho, até que um novo aeroporto se julgue necessário por um novo governo que veja a vida em tons de rosa (porque infelizmente havê-lo-á porque os habitantes da república das bananas são, como o nome indica, bananas... e as bananas não são dotadas de memória nem da mais renomada das inteligências), e precisamente na localização das vossas quintas de galinhas... acharão certamente que é um perseguição, mas será com certeza apenas uma coincidência! Nunca deixem de sonhar!

Sem comentários: