agosto 16, 2009

Progresso

Custou, mas passados muitos anos alguém responsável pelas obras públicas percebeu que não era bom cortar a 2ª circular nas 2h antecedentes de um Sporting-Benfica, que fechar o Marquês (antes de haver um túnel sob ele) às 6 da tarde, ou outras ideia de ensandecer qualquer um que se visse apanhado na fila de trânsito resultante.

Essa parte já perceberam... hora de ponta não! Então começaram a fazer os cortes de manhã. Em situações muito especiais vi-os a fazerem obras como gente evoluída, de madrugada... como gente evoluída espero que tenham acabado nessa própria madrugada, mas felizmente não tive que o comprovar e ficarei para sempre na esperança que sim.

Este fim de semana vi algo que me faz pensar que provavelmente não... de Algés ao Dafundo, a Marginal está reduzida a uma faixa para cada sentido, para reabilitação da estrada. Começaram a obra na 6ªfeira de manhã ou assim. Parecer-me-ia um mau dia, mas tendo em conta que esta 6ª feira centenas de pessoas rumaram para longe daqui de férias dei o benefício da dúvida.

Qual o benefício, óbvio, de fazer obras públicas a uma 6ª feira? Evitar complicar a vida aos cidadãos que querem ir trabalhar e já passam por muito nesse processo em condições normais, aproveitando o fim de semana para acabar de alcatroar as estradas... certo? Não, errado. A obra que começou 6ª feira de manhã, está parada durante o fim-de-semana, com o trânsito adequadamente complicado pela existência de menos 2 faixas de trânsito. Português não trabalha ao fim-de-semana.

Mais uma vez, felizmente, não terei que presenciar o trânsito resultante de mais uma inteligente medida que tem princípio e meio e parece não ter fim.

2 comentários:

mir disse...

Penso nisso e concluo: se as obras forem bem feitas, com o mínimo estorvo para os utentes, a maior probabilidade é que muitos deles nem reparem que algo foi melhorado ou arranjado. Põe a malta numas filas de trânsito umas horas por dia, e toda a gente sabe que algo se está a passar.

No fundo estão a informar-se os utentes enquanto se faz obra. É obra! :P

esquizoide disse...

boa volta... mas n me alegras. desde q vi obras correspondentes a alcatroar uma avenida tipo a nossa da liberdade (com alternância de faixas de modo a manter o transito) em cerca de 4h numa madrugada, cada obra lisboeta me deprime...

isso já para não falar da reabertura das obras no terreiro do paço passado 2 semanas das primeiras...