agosto 14, 2009

The first of many

Estou farta de fazer consultas. Mas consultas de outros médicos...

Hoje é o meu primeiro dia, oficial, de consulta. É gira a sensação... a minha consulta. Onde sou responsável pela imagem que passo. Onde posso dar aos meus doentes a noção de que nem todos os médicos são atrasados, antipáticos e pouco atenciosos.

Não que goste de fazer consulta, mas acaba por ser uma parte muito importante, de estabelecimento de vínculo com o doente, de confiança.

E enfim, estou de algum modo sensibilizada por esta situação. Já vi a minha primeira doente, pontualmente comme il faut. E agora enquanto espero pelos restantes doentes (tenho poucos) descubro que o meu pc tem acesso à net... é uma agradavel surpresa. Sobretudo para dúvidas a esclarecer, mas também para partilhar este momento in loco e para aceder ao meu mafia wars quando estiver muito tempo à espera... não é o caso agora que já tenho o segundo doente.

6 comentários:

Only Words disse...

Essa sensação já me foi descrita, quase da mesma maneira. Por isso, acredita que sei o que sentes e desejo que este dia seja recordado como o início de uma etapa profissional importante, que conseguiste alcançar graças ao teu empenho, dedicação e muitas noites colada aos livros (o que não vai deixar de acontecer) ;) All the best!

mir disse...

Que sejas uma "Sôtora" daquelas simpáticas, atenciosas, que de facto se levantam da cadeira quando é preciso ver algo no corpo do doente. Que peças desculpa quando há atrasos e o doente esperou longos minutos (às vezes horas) lá fora. Que não entupas todos os doentes com compridos. Que tenhas uma piada ou brincadeira sempre debaixo da língua. Que expliques aos doentes aquilo que têm, o que vai ser o tratamento e como será esse percurso. Em linguagem corrente e dizendo-o para que eles o entendam, e não para que "fique dito". Que sejas umas querida (como és) e lá por alturas do Natal recebas umas lembranças de um ou outro doente. Coisas pequenas que valem muito.

Boa sorte xôtora *

esquizoide disse...

obrigada Carla :) com a diferença que a consulta é um pormenor de somenos importância na minha especialidade... mas ainda assim :)

acho que sim, q serei... e espero que os meus doentes fiquem logo ensinados, que por mt mal q queiram flar os seus outros médicos, de mim não pode ser. que para as minhas consultas têm q lá estar a horas, com a promessa de serem atendidos a horas ou até antes da hora... :)

Sara M. disse...

imagino-te mm uma médica pontual nas suas consultas e querida qb ;)

*

esquizoide disse...

na verdade, consultas de hospital nuca há essa promessa... pode-se atrasar a reuniao q tenho antes da consulta, posso ter q ir p o bloco p algum motivo... mas ainda assim hei-de ser sempre pontual, exceptuando estes pequenos percalços :)

Vanessa disse...

é bom ler isto. é sim. :)
mas vindo de quem, só podia.
em frente sôdotora.