janeiro 27, 2006

Thank UAU for the music(als)

Ontem foi o grande dia... o dia em que pude ver o musical que me fugiu por entre os dedos em Londres... o musical que, enquanto planeei a minha viagem a Londres no ano passado com o propósito de ver musicais, resolveu sair de cena e estar disponível apenas na Broadway...

Um musical lindíssimo, um elenco fantástico com algumas caras conhecidas e renomadas no mundo dos musicais... reúne humor, amor, ódio, sensibilidade (à flor da pele), lágrimas ao canto do olho, e algumas das músicas mais lindas que já ouvi nas dezenas (ou até centenas) de musicais que já me passaram pelas mãos (a grande maioria, infelizmente, não em palco).

E agora o revés... não seria um post meu se não tivesse um revés, uma critica a alguém ou algo... o público... o público português é sem dúvida uma miséria... por muito que os grupos de musica mais actual o contradigam de pés juntos, é neste tipo de eventos que eu vejo o quão medíocre é o público português...
Uma aversão quase patológica a bater palmas, músicas e músicas que foram intervaladas por um silêncio em vez de uma salva de palmas... eu que sou timidamente impelida a nunca aplaudir a menos que alguém aplauda, vi-me forçada (pela confusão que me fazia e pela vontade que tinha de aplaudir) a iniciar as salvas de palmas... cheguei mesmo à conclusão que se eu não aplaudisse ninguém aplaudia (e não era megalomania, foi isso mesmo que se passou)... fiquei profundamente desgostosa, porque assim que caiu o pano as palmas também pararam... o frete já era desnecessário...
Prefiro acreditar que parte foi devido a não saber quando deveriam aplaudir, no entanto sei que muito foi também apatia... e pergunto-me, porque pagam bilhete se depois se plantam ali feitos monos... sem qualquer reacção às excelentes interpretações, às excelentes vozes...

E neste discurso, os meus companheiros de noite musical de ontem devem reafirmar ainda mais veementemente o que me disseram ontem "estás cada vez mais igual à tua mãe"... e eu tenho que encolher os ombros e concluir que é verdade...

Sem comentários: