julho 08, 2009

Maravilhas de morar a caminho de S. Bento

Parece a hora coca-cola light... homens musculados, bronzeados, com ar algo brega.. mas apelativos none the less. Ao passar de carro adivinham-se os comentários delicados que lhes passam pela cabeça ao olhar os seus olhos gulosos... todos esses piropos "carinhosos" que já todas teremos ouvido, ao passar numa obra, perto de qualquer andaime ou carrinha de construção. Esses mesmos, tão "carinhosos" que não me atrevo a escrevê-los aqui...

Prossegue-se viagem, calçada do combro a baixo...

Passados meia duzia de minutos ouvem-se tiros, assobios e frases de ordem.... espreita-se à janela (porque morar a caminho de S. Bento dá-nos esta característica de velha de bairro que tudo espreita à janela, desde o eléctrico que não anda por causa de um carro mal estacionado à procissão das velas por alturas da Páscoa, não descurando toda e qualquer manifestação que passa invariavelmente à porta).
A encabeçar uma multidão de homens musculados, bronzeados e vestidos de laranja encontra-se uma faixa a dizer "Estivadores" qualquer coisa... pormenores de somenos importância, importante era saber o que eles eram e daí inferir o que protestam.

Entre rosnares de gatos, tiros e assobios ouve-se a seguinte frase de ordem "Sócrates escuta, és um filho da puta".
A esta não me poupo e não me coíbo.. acho encantadora. Não pela ofensa em si, mas pela frontalidade. Não há cá meias palavras. Gritam o que todo o português, mesmo que apenas numa hora de maior desespero, já pensou. Neles a honestidade e verdade de todo um povo. Gosto muito do povo...

4 comentários:

Only Words disse...

Morar a caminho de S. Bento concede-te privilégio de bancada, que nem o Sócrates tem. Quanto ao povo, ele é sábio no que diz, mas tem sido um pouco parolo no que faz. Claro que esta é a minha modéstia e aparvalhada opinião :)

esquizoide disse...

O povo (no sentido holístico da coisa) é tipicamente assim... faz um figurão porque diz uma coisa acertada, fica muito cheio de si e no momento seguinte estica mais a corda e sai disparate.
Há que saber fazer um "that's it... I'm leaving" à George Costanza :P

mir disse...

"Gosto muito do povo..." é uma frase brilhante. Assim.. sei lá.. Amei crida. (não lhes atirou assim uns minuins da janela para eles terem qq coisinha para trincar?)

esquizoide disse...

A ideia é mesmo essa... mas eu não assim tão snob crida, como bem sabe! :)