novembro 07, 2006

Vamos clarificar

Não, não acho que todos os pobres o sejam por opção ou por falta de esforço... nem disse isso...
Acredito simplesmente que o que tenho não o tenho pela sorte de ter pais ricos, ou pela sorte de ter tido boas notas ou por qualquer outro tipo de sortes, mas sim porque me esforcei.
Tal como acredito (e sei) que muitos dos que são pobres, o são porque passam o dia a apontar os defeitos dos que são ricos e não partilham a sua riqueza, em vez de trabalharem... vivemos num país que não acredita no trabalhar mas sim no mandar fazer...

Mas como disse (implícito nos exemplos que dei no post anterior e num comment a defender o meu ponto de vista), óbvio que sei que isso não é aplicável a toda a gente... há pessoas que simplesmente não têm oportunidades porque as portas lhes são fechadas constantemente. Mas precisamente pela necessidade de sermos solidários com aqueles que de facto precisam, é necessário haver menos parasitas...

Quando eu recebia 200$00 de semanada quando era miúda, a todas as pessoas que me pediam dinheiro eu dava qualquer coisa... fossem 10$00 fosse a minha semanada inteira acabada de receber. Hoje em dia, não dou nada, salvo muito raras (mas mesmo muito raras) excepções em que algo me faz entender que se calhar aquela pessoa não tem mesmo outra opção... e sinceramente chateia-me pensar que posso estar a recusar ajuda a alguém que de facto precisa dela, simplesmente porque estou saturada. Porque não se pode estar numa esplanada, arrumar um carro, parar num semáforo sem se ter o fastio de se ser abordado por 1001 pessoas que deviam mais era procurar emprego.
Se eles o fizessem, ganhávamos todos... eu (e outros, que acredito serem muitos, ou todos mesmo) escusava de me irritar por não poder estar sossegada, eles tinham um ordenado ao fim do mês (porque trabalho não falta, falta é emprego fixo e estável) e não lhes faltava dinheiro para as necessidades primárias, e aqueles que por impossibilidade verdadeira e real precisam de depender da generosidade de outros poderiam contar com ela...

Sem comentários: