novembro 04, 2006

Esses caramelos que se queixam

Quando no 1º ano da faculdade recebi o discurso introdutório de um professor dizendo que nós éramos a elite do país, ao contrário de muitos dos meus colegas (que se devem ter sentido o máximo) tive vontade de vomitar... sinceramente. No entanto, acabamos (por enquanto) por ser uma elite sim... a elite dos que sabem que têm emprego ao acabar o curso... e é bom pertencer-se a esta elite, não nego.

A questão que me coloco (e a propósito do comment do MPR) é se será assim tão transcendente nós queixarmo-nos seja do que for... acredito que todos os que não nós, jovens médicos ou a caminho disso, olhem para nós e fiquem com vontade de nos mandar a algum lado. Mas agora vamos ver uma coisa... o que me diferencia a mim de alguém que lava escadas? A sério pensem nisso... já pensaram? Eu também... o que me diferencia é o esforço... eu esforcei-me, de sobremaneira, para não lavar escadas... mais do que para não lavar escadas, esforcei-me e todo o meu esforço foi para seguir atrás do meu sonho, que tenho desde que tenho memórias.

É censurável eu achar, porque me esforcei mais e tive um objectivo definido que persegui, que mereço mais do que aqueles que não se esforçaram? Digam o que disserem, não acho que seja censurável... acho que a recompensa deve sempre vir na dose do empenho.

Claro que entram mais coisas em jogo, como as oportunidades... e de facto os meus pais são uma raridade por terem cursos superiores, porque na altura deles era de facto raro ter-se mais que a 4ª classe... mas agora?! Vamos ver as coisas com clareza, agora qualquer um pode tirar um curso superior, já nem é preciso passar o 12º ano (aldraba-se qualquer coisinha no certificado, faz-se um ad-hoc... you name it)...

Então porque não poderei eu queixar-me que me criam obstáculos injustos e absurdos (pelo menos na extensão a que se levantam) à conclusão desse sonho?!... estudei 10 anos da minha vida (na verdade verdadinha, nem por isso que não estudei tudo aquilo que planeava na senda do sonho... mas para a norma estudei imenso) na busca de um sonho que não pára aqui... o meu sonho não é (nunca foi) ter um Dra. antes do meu nome (para isso não precisava de curso muito menos deste, nos dias de hoje)... não tenho um desejo especial em dizer que sou isto ou aquilo, e não considero a tarefa cumprida no acabar do curso. O meu sonho é cardiologia... ou mais sonhos que não sejam tão impossíveis, porque gosto da prática médica e da cirúrgica... tenho no fundo a sorte de gostar de muita coisa na medicina, por isso a escolha ser facilitada... mas tenho que abdicar do meu sonho, ou sequer da luta por ele, porque o sistema é injusto e mal feito e "planeado" em cima dos joelhos aos trambulhões?! Tenho que estar a esforçar-me por estudar durante o dia todo, para saber o máximo possível para ter hipóteses de tirar uma nota impossível para seres não biónicos, havendo a possibilidade de depois nem sequer abrirem vagas, porque as necessidades do país daqui a 10 anos vão ser tais, quando as necessidades do país hoje, são muito reais e são de especialistas?!

Não, não vou lavar escadas, mas também não quero (nem mereço) ter feito todo este esforço para passar o resto da minha vida infeliz porque tenho que trabalhar numa coisa que não gosto.

Sem comentários: