janeiro 31, 2005

Tipo de Inteligência





Your Dominant Intelligence is Logical-Mathematical Intelligence





You are great at finding patterns and relationships between things.
Always curious about how things work, you love to set up experiments.
You need for the world to make sense - and are good at making sense of it.
You have a head for numbers and math ... and you can solve almost any logic puzzle.

You would make a great scientist, engineer, computer programmer, researcher, accountant, or mathematician.


janeiro 30, 2005

Delírios esquizofrénicos II

Na última 6ª é que foi o fim da minha carreira na sanidade mental... foi internado um rapazinho, esquizofrénico também, por ter crenças místicas e religiosas, e sem delírios visuais ou auditivos, sem grandes "manias da perseguição", nem auto-referenciação... conclusão, estive a falar com um rapaz bastante dopado com neurolépticos, mas na verdade (e espero que p estar sob o efeito dos neurolépticos) perfeitamente normal!
Espero que por estar sob o efeito dos neurolépticos porque não ouvi nada dele em que eu não acredite também... e isso é preocupante, tal como é preocupante que o meu professor tenha dito (depois, claro) que era um caso grave e de mau prognóstico!

Será que à altura em que esteve internado, teve um surto psicótico (que a falar connosco, 3 semanas depois, já não o recordava) e que nesse surto manifestou-se de facto a doença? Ou seria o surto psicótico o correspondente a um episódio de mediunicidade?!
É porque se a certeza é aquilo que separa o doente do são, este rapaz também se auto-criticava muito, e manifestava não ter certeza de nada... e para ser-se médium, também se deve acreditar, e não se deve ter medo de acreditar.

Este estágio está a dar cabo de mim... não posso ir para psiquiatria!!!

janeiro 29, 2005

What 2004 Hit Song Are You?






Toxic by Britney Spears


"It's getting late
To give you up
I took a sip
From my devil cup
Slowly
It's taking over me"


Ah, what's a year without breaking a few hearts? Literally.


janeiro 26, 2005

Delírios esquizofrénicos

Gostaria de pensar que um esquizofrénico consegue ver aquilo que não está à vista dos demais... que na verdade não são loucos, apenas pessoas que se apercebem de algo que não está ao alcance dos outros.

Paralelamente à história do poço de água envenenado de um reino, que tornou todos os habitantes que dele bebiam doidos... quando todos os habitantes tinham bebido dessa água, entendiam-se perfeitamente, e consideravam que todos os outros (nomeadamente a família real que tinha um poço próprio) sim eram doidos. A família real não teve outra opção senão beber da mesma água, e assim tudo continuou como dantes, com pleno entendimento entre a família real e o seu povo, mas para o exterior, eram todos doidos.

Gostava de poder acreditar nisso, mas depois há o pormenor (essencial) do facto dos delírios deles não serem perfeitamente lógicos... há também a distinção entre delírios verosímeis e inverosímeis, que ainda acrescenta algo mais a esta minha vontade de acreditar.

Hoje, no estágio que frequento, tive oportunidade de contactar com um doente esquizofrénico... impressionou-me a manifesta redução (ausência?) de qualidade de vida que esta doença traz. Impressionaram-me algumas risotas de colegas meus...

Impressionou-me sobretudo o facto de eu dizer que sou algo esquizóide, e de de facto o ser... mas que no fundo não faço ideia o que é ser-se esquizofrénico (e ainda bem!). Impressionou-me o facto de eu o entender... de reconhecer nos comportamentos que ele tem alguns semelhantes, com a mera diferença de ele ter a certeza que os dele estão correctos, e eu automaticamente pressupor que eles são "delírios" meus...

Será que a fronteira entre o são e o doente (entre mim e ele, neste caso) é de facto apenas a certeza? a dele na veracidade do que sente e eu na falsidade do que sinto?!

janeiro 24, 2005

Chicos-espertos

Sou uma... odeio-os e no fundo odeio-os porque não passo de uma chica-esperta.
Hoje tive um filme com direito a globo de ouro, que começou precisamente por eu ser chica-esperta.
Tudo começou com um estacionamento num lugar mínimo, onde não me cabia o carro... como um "senhor" me veio falar com a melhor das atitudes e com o uso mínimo requerido de palavrões, não lhe liguei nenhuma, nem respondi, e teimei que ia estacionar ali.
Lá deixei lá o carro, a tocar no carro da frente e no de trás.

Quando apareceu o dono do carro da frente, o "senhor" resolveu dizer isto e aquilo, tanto meteu veneno que quando o homem me chegou à frente já nem ouvia o que eu lhe dizia... estava completamente transtornado (digno de ir para a clínica psiquiatra onde eu ia ter aulas).

Depois de 2h à espera da brigada de trânsito da PSP (em conversa amena com os polícias que apareceram entretanto porque lhes foi dito que "estava tudo à porrada", que encontraram apenas um grupo de jovens na conversa enquanto um drogado e um velho decrépito gritavam feitos loucos e aproveitavam todas as oportunidades para ir falar com eles) em que perdi a aula, ainda fiquei em risco de pagar uma multa por ter estacionado ali (continuo a não entender porquê... mas aparentemente é contra-ordenação estacionar em lugares apertados), sobretudo porque estes últimos polícias foram parvos e aparentemente acreditaram na história do "está tudo à porrada"...

Vou adoptar uma atitude defensiva (minha e da minha sanidade mental) e vou esforçar-me por não ligar a estas coisas... gastar energias noutras coisas...
I here by decree, my career as a smart-ass is concluded!

janeiro 17, 2005

A cor que temos por dentro


YELLOW



You are very perceptive and smart. You are clear and to the point and have a great sense of humor. You are always learning and searching for understanding.




Find out your color at Quiz Me!


janeiro 13, 2005

Morte

Não consigo lidar com tudo o que a rodeia, naqueles que me são próximos e/ou queridos... não gostei de ver o sofrimento e saber ser impossível fazer fosse o que fosse para o minorar.
Espero que tudo corra pelo melhor, que haja recuperação e que seja rápida.

janeiro 09, 2005

O choque de nervos do P(ortuguê)S

No Algarve, o líder do PSD, Santana Lopes não quis comentar o desmentido de Cavaco Silva sobre a notícia de que acredita numa maioria absoluta do PS, mas acusou os socialistas de estarem «nervosos» e a utilizar o nome de quem não participa na campanha eleitoral.
in TSF

janeiro 06, 2005

Everyday miracles (histórias obstétricas II)

Entretanto, uma coisa mágica desde estágio (onde não fizémos praticamente nada, a não ser assistir a umas operações e fazer umas histórias clínicas): ontem vi uma cesariana de gémeas monoamnióticas (uma só placenta, uma só "bolsa de águas" e 1 cordao umbilical em Y), enormes (2710g e 2675g) e lindas... meio preguiçosas para respirar (às vezes esqueciam-se e era preciso abaná-las um bocadinho), mas a pouco e pouco foram passando do púrpura inicial para um rosa alabastro (porque nem banhinho tomaram, de modo a não arrefecerem).
Os bebés só por si já são uma benção de deus, mas o nascimento de um bebé é um verdadeiro milagre!

Os homens e as mamas... (histórias obstétricas)

Qual o fascínio?! As mulheres não têm fascínio por pénis, não passam a vida a olhar para os chumaços nas calças... porque é que os homens não conseguem (não tentam?) ao menos ser discretos?!
O meu actual tutor no estágio de Obstetrícia ainda tenta olhar para a minha cara e para a da B.... ele até consegue, por 2 segundos, mas os olhos desviam-se inevitavelmente para baixo, e depois ficam por ali. Somos as duas, 2 meros pares de mamas...