maio 22, 2009

Respostas possíveis

Cenário:
Casal de namorados nos seus idióticos 14 ou 15 anos, atravessa uma estrada a correr, frente (sempre...) ao meu carro provocando uma travagem brusca, com a tirada "isto é uma passadeira!!"

Resposta 1: "E o sinal está vermelho!"
Resposta 2: "Já tens idade para saber atravessar uma estrada"
Resposta 3: "No dia em que morreres atropelada numa passadeira percebes"

Aceitam-se sugestões... qualquer coisa rápida de dizer, pungente e que veicule sem equívocos a ideia de que o peão é na sua grande maioria um ser estúpido.

5 comentários:

Vanessa disse...

Huuuu I relate to that situation. Já cheguei mesmo a parar o carro e falar com os teens em questão.
Aparentemente a frase "Podiam ter complicado e muito a vossa vida e a minha por não respeitarem uma regra básica de sinalização." surtiu efeito.

Curioso que quando confrontados directamente ficam sem retórica e "compreendem" que estavam a proceder de forma errada.

They thrive on conflict these days. It's tiresome.

Por experiência a 1) e a 2) não funciona, a 3) on the other hand makes them think (mas é brusca).

Os pais não os ensinam em crianças a atravessar em passadeiras (pensam que é input automático já vem sabido) ou até mesmo a respeitar o dinheiro de impostos que está pintado no chão, erguido em luzinhas e sinais. So... what to do?

esquizoide disse...

O problema é mais grave... os próprios paizinhos (e avós) desconhecem a existência de sinais de transito como tendo prioridade sobre as passadeiras. Acham normalíssimo atirarem-se para cima de um carro, sob a protecção famosa das passadeiras... o amor à vida é cada vez menor, porque inúmeras vezes se atravessam peões à frente do meu carro, venha eu a q velocidade vier, pq sabem q ninguém quer atropelar ninguém. desconhecem no entanto os principios da física que se aplicam a corpos em movimento, que determinam q a distancia e a velocidade têm q ser tomadas em linha de conta... qualquer dia acho q atropelo alguém só pq me irrita o facto de ser estúpido o suficiente para se atravessar em frente de um carro em movimento. Dá vontade de dizer "I told you so", depois de o ver estendido no chão claro...

Carolina disse...

Infelizmente nenhuma das 3 respostas funciona. A única coisa que funciona é realmente verem-se estendidos no chão e sentirem a coisa elas próprios, ou terem a infelicidade de, como eu, assistirem a um atropelamento e verem o modo como um corpo humano reage a um carro a alta velocidade. Traumatizante, mas muito esclarecedor.

esquizoide disse...

:/ How very gore of you...
Pois, às vezes parece que só sentindo na pele percebem... as pessoas encaram a estrada como um jogo de computador, em q se se perder começa-se de novo e n há problema nenhum... faz-me uma certa confusao essa inconsciencia. Em tempos dispus-me a mudá-la, mas recentemente tenho vindo a admitir a mim mesma q n consigo...

PS: declaro p todos os efeitos q NAO vinha a alta velocidade... apenas a 40 ou 50 km/h (q é o suficiente para esse estrago, bem sei)

Carolina disse...

Sim, sim, não é preciso grande velocidade para causar estragos sérios. Infelizmente o taxi do atropelamento que assisti ia a grande velocidade (com razão, estava verde para ele) e o peão estava a atravessar a estrada com o vermelho e sem olhar. Foi no Saldanha há uns bons anos e nunca me hei-de esquecer.